(51) 99989 5983(whatsapp) Atendimento: 07:30 às 11:30 e 13h às 17:30.
Professional gardening template

Blog

30 Aug

Doação milionária apoia pesquisa sobre árvores nativas com alto valor econômico


Doação milionária apoia pesquisa sobre árvores nativas com alto valor econômico

Lançado em 2021, o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Silvicultura de Espécies Nativas (PP&D-SEN) recebeu neste mês uma doação de 2,5 milhões de dólares da Bezos Earth Fund – o equivalente, no câmbio atual, a mais de 10 milhões de reais. O PP&D-SEN é o primeiro programa nacional voltado para pesquisa com espécies florestais nativas de alto valor econômico e produtivo. A doação milionária será empregada ao longo dos próximos três anos e ajudará projetos focados em espécies nativas da Mata Atlântica e da Amazônia. A expectativa é que a silvicultura possa ser uma ferramenta em prol da restauração e conservação da natureza.

O programa, com duração inicial de 20 anos, foi lançado pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura com o apoio de instituições de pesquisa, empresas, governo, sociedade civil e financiadores. A iniciativa promove inovações e o desenvolvimento tecnológico necessário para o estabelecimento da silvicultura de espécies nativas em escala comparável à dos principais setores agroindustriais brasileiros.

Parte dos recursos será destinada às atividades de pesquisa do Parque Científico Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), que realiza a coleta de dados e estudos em um campo experimental implantado nas últimas décadas, além da elaboração de mapas de áreas prioritárias para o plantio de espécies nativas, modelos de negócios e propostas de melhoria da gestão e conservação de áreas protegidas. Uma das iniciativas do programa é o desenvolvimento e divulgação de modelos de silvicultura de nativas e restauração produtiva em zonas de amortecimento de unidades de conservação, para diminuir a pressão sobre elas. O treinamento e capacitação de agentes públicos também está previsto.

“O alto valor e a grande demanda nacional e internacional por madeiras nobres permitem que o investimento em reflorestamento gere lucro ao investidor, comunidades e proprietários rurais. Este é um dos melhores exemplos de como o desenvolvimento econômico pode ser alinhado à preservação ambiental”, aponta o colíder da Força-Tarefa Silvicultura de Nativas da Coalizão Brasil e consultor sênior do WRI Brasil, Miguel Calmon.

Atualmente, a silvicultura nacional prioriza espécies como eucalipto, pinus e teca, todas exóticas. Apenas duas nativas, a araucária – plantada em áreas degradadas para o manejo sustentável – e o paricá, figuram com algum destaque na produção de madeira para fins industriais no país. Em 2021, o Brasil faturou 4,6 bilhões de dólares em exportações de madeira, o equivalente a menos de 3% do total comercializado pelo mercado internacional de produtos madeireiros.
O Bezos Earth Fund foi criado por Jeff Bezos, empresário americano e fundador da Amazon, a partir do seu compromisso em apoiar a crise climática e a conservação da natureza com um aporte de 10 bilhões de dólares.


Fonte: oeco.org.br

o